top of page
DSC_4587_marisa_vianna_menor_edited.jpg

IGREJA NOSSA SENHORA DA GRAÇA

Uma história da formação

da Bahia e do Povo Brasileiro

A Igreja e Mosteiro da Graça erguem-se no local da primitiva ermida mandada erigir pela devoção da índia Catarina Paraguassú, mulher do português Diogo Álvares – o Caramurú – em 1535, disputando com a antiga Sé e a Igreja da Vitória o título de primeira igreja da Bahia. Sob planta do Frei Gregório de Magalhães, foi edificado em 1645, em alvenaria de pedra e tijolo, o conjunto arquitetônico que se desenvolve em torno de um claustro, ocupando a igreja um dos seus lados. A igreja sofreu grandes obras em 1770, quando é ampliada a nave e executada nova fachada barroca, permanecendo contudo a torre na sua feição primitiva, com terminação em meia laranja, reminiscência da técnica mossárabe.

Catarina teria tido visões na qual a Virgem Maria pedia que fosse construída ali uma capela. Alegam alguns ser esta mais antiga igreja do Brasil. É conhecida também como Igreja e Mosteiro da Graça e foi doada por Catarina Paraguaçu aos monges da Ordem de São Bento e continua até os dias atuais sob a guarda dos monges beneditinos da Bahia. É o mais antigo santuário mariano do Brasil.

De nave única e capela-mor alongada, a igreja possui ainda uma arcada na ala esquerda, hoje fechada, que indica a existência de um avarandado tipicamente seiscentista. Em 1881, é refeita a pintura do forro da nave e, em 1924, é fechada parte da arcada esquerda para a construção da capela de Santa Teresinha. Na igreja, está sepultada Catarina Paraguassú.

A lenda sobre a construção da Igreja da Graça, diz: “fora conseqüência das visões, repetidas, de Catarina (Paraguassu), de que uma mulher que viera por nau, estava entre os gentios e lhe pedia que a mandasse buscar. Procedidas buscas por Diogo Álvares, Caramuru, encontrou a imagem de N. Senhora em poder de um índio que apanhara na praia. Ele a levou à sua mulher Catarina, essa abraçou-se com a imagem, dizendo ser aquela a mulher que lhe aparecia e falava. Pediu ao marido para mandar erguer um templo, o que o mesmo fez de barro e, mais adiante, de pedra e cal, trasladando a imagem que ficara venerada com o título da Graça”.

Fonte: Iphan

brasoes.png
OUTROS NOMES
NOME ATRIBUÍDO
MOSTEIRO E IGREJA DA GRAÇA
IGREJA E ABADIA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA
 
IGREJA E MOSTEIRO DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

SITUAÇÃO ATUAL

A Igreja da Graça passa por restauro com recursos do BNDES. O projeto está em andamento com restauros feito pelo reconhecido baiano Dirson Argolo. Por 04 anos a igreja esteve fechada para possibilitar segurança nos serviços de restauro.

Faz parte do projeto da restauração a recuperação de todo acervo artístico cultural bem como altar mor e demais peças da Igreja.

Por ser a segunda mais antiga Igreja do Brasil, a Igreja da Graça precisa ter condições de ampliar suas atividades e se tornar mais atrativa aos vizinhos, à população de Salvador e aos turistas de forma geral. Sob a Ordem do Mosteiro de São Bento são desenvolvidas atividades na igreja como:

Faculdade da 3ª Idade com 130 alunos. Os conteúdos são voltados para temas como: Dança, Teatro, Fotografia, Yoga, Artesanato, Idiomas Inglês e Francês) e Belas Artes

Entre ruas caminhando com

São Bento

D.Emmanuel_D´Able_do_Amaral.jpg

D. Emmanuel D´Able do Amaral

dom_angelo_200x200px.png

D. Ângelo Alves de Oliveira

Sob a regência de D.Emmanuel D'Able do Amaral e liderança de Dom Ângelo Alves, a Igreja da Graça  está formando uma rede de voluntários, parceiros e colaboradores para reativar seu importante papel na cidade da Bahia resgatando parte fundamental da história do Brasil

Reaberta após 4 anos no dia 28 de Junho de 2019, a Igreja continua em processo de recuperação porém com missas permanentes inclusive aos Domingos.  

Dentre as propostas a serem implementadas inclui-se roteiro de visitação turística; calendário de eventos sociais, educativos, culturais e empresariais.

A estrutura que inclui a Abadia possibilita a realização de eventos artísticos e culturais como Vernissagens; Lançamentos de Livros; Saraus; Palestras; Coquetéis, Cafés da Manhã, Almoços e Chás; dentre outros.

Dom Ângelo Alves de Oliveira

Nascido em Mirassol D'Oeste- Mato Grosso,  no segundo dia do mês de junho de 1979, entra no Mosteiro de São Bento da Bahia em 25 de fevereiro de 1999, tornar-se monge 12 de outubro de 2001 e é  ordenado sacerdote em 11 de outubro de 2007. Atualmente  é  Subprior do Mosteiro de São Bento da Bahia,  capelão da Igreja de Nossa Senhora da Graça,  no bairro da Graça em Salvador,  sendo também o  responsável direto  pelo andamento dos projetos  do Complexo Cultural Catarina Paraguaçu.

Igreja Pew

FIQUE INFORMADO

MISSAS REGULARES

DOMINGO E SOLENIDADES

08H E 18H

SEGUNDA A SÁBADO

07H*

*temporariamente suspensa devido a pandemia

DICAS DE

ACESSO SEGURO

INFORME SEMANAL

O CPMCP e a Igreja se adequaram as novas exigências do tempo.  Foram instalados à porta da igreja tapetes sanitizantes, totens com álcool em gel e para entrada no ambiente é obrigatória a aferição da temperatura.  As atividades religiosas seguem também o ordenamento de distância requerido para a segurança de todos, lugares marcados  e avisos sinalizam o limite a ser  respeitado.

Exposição de Arte Sacra "Divina Graça"

Assinada por Irlânia Mercês e

Dai Nascimento

22 NOV A 30 DEZ

ONDE ESTAMOS
bottom of page