top of page
DSC_4369_marisa_vianna_menor_edited.jpg

COMPLEXO CULTURAL DA GRAÇA

  • Visitas na rua, acolhida e mobilização da população em situação de rua;

  • Atendimento, acompanhamentos e encaminhamentos sociais;

  • Apoio ao trabalho e Renda com acompanhamento e ampliação de oportunidades;

  • Apoio à organização e luta por moradia como direito prioritário;

  • Ações Articuladas;

  • Vivência da mística, espiritualidade e diálogo inter-religioso; 

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Buscamos exercitar e manter a articulação, mobilizando e apoiando a organização da População em Situação de Rua na luta por direitos; acompanhar e apoiar a População em Situação de Rua na efetivação de conquistas de moradia como direito prioritário; participar e contribuir na execução de projetos de geração de renda; divulgar e sensibilizar a sociedade civil para superar preconceitos e discriminação; buscar local que sirva como referência para a População em Situação de Rua com equipe mínima para atendimentos/acompanhamentos

PROJETOS SOCIAIS

Entre ruas caminhando com São Bento
Trabalho desenvolvido pelo grupo

A partir de Dezembro de 2016, o Mosteiro de São Bento, através do Dom Abade Emanuel...abre as portas para o trabalho com os irmãos em situação de   rua/trajetória e extrema vulnerabilidade de Salvador-Ba. O Mosteiro de São Bento e o Mosteiro da Graça fazem um resgate do trabalho já conhecido nos idos de 1960, quando o então Dom Emanuel, acompanhou no Mosteiro de São Bento em São Paulo, a pedido de Dom.....Bispo da época, o trabalho realizado no Brasil, pelas irmãs beneditinas Cristina Bove, Nenuca e Regina. A semente germinou e continua dando frutos.

A equipe realiza diversos atendimentos a pessoas em situação de rua fazendo a escuta que ao “inclinar o ouvido do coração e abrir-se ao amor do Pai busca chegar às necessidades do filho, dentro do plano de Deus” (Regra de São Bento). Diferentes pessoas buscam por orientação, encaminhamentos e/ou mesmo lugar/alguém para “desabafar” ou rever amigos na tentativa de solucionar seus problemas: sejam na saúde, documentação, abrigo, alimentação e etc.

As ações desenvolvidas são pautadas na autonomia das pessoas e vivência de uma mística que valoriza o sujeito enquanto protagonista da própria vida e de saída das ruas com dignidade. Desenvolve-se a partir da metodologia participativa possibilidades de reconstrução dos laços humanos e sociais e a estruturação da luta efetiva por direitos sociais. (Pastoral Nacional). O trabalho prioriza algumas linhas de ação, buscando maior abrangência nas políticas sociais:

ft_17.jpg

LOJA

São Bento ao escrever a sua regra de vida para os monges, deixou a possibilidade de venda da produção do mosteiro.

Os monges sempre tiveram em suas lojas bens confeccionados do próprio mosteiro como: pães, biscoitos, cervejas, licores, incensos, livros e pinturas sacras. Deste modo, a nossa loja pretende mostrar um pouco do trabalho monástico, além, de doações que foram dadas para venda em prol da Igreja de Nossa Senhora da Graça.   Ao visitar a nossa lojinha saiba que estará contribuindo com a manutenção de um patrimônio cultural do Brasil.

ONDE ESTAMOS
bottom of page